Cristian Faig

separadorA.png

BIOGRAFIA

IMG_0873.jpg

Cristian Faig é flautista e cantor formado em flauta transversal clássica pelo Conservatório Carlos Lopez Buchardo de Buenos Aires.(Professor superior de música em 2004).

 

Em paralelo ao estudo erudito conformou grupos variados  para o desenvolvimento de uma linguagem de improviso que combina várias influências de tango, jazz, folclore argentino, flamenco e música brasileira. 

 

Começou sua carreira como musico profissional em 1997 quando conformou o quarteto de Tango jovem Nuevo siglo onde se apressentaram em tradicionais festivais e teatros da Cidade portenha (centro cultural San Martin, Café Tortoni, Oliverio Always, centro cultural Borges, etc). No ano seguinte junto ao Violonista e arranjador Lucas Kohan, desenvolvem o Duo El estuche onde desenvolve também como cantor de tangos, arranjador e flautista e posteriormente realiza uma turnê de 9 meses em Europa junto a Orquetra Silencio Tango (regida por Roger Helou)

 

Dentre seus estudos acadêmicos complementa sua formação com 3 anos de Regência coral a cargo do Mestre Antonio Russo, chegando a apresentar como parte de um projeto de reunião de corais o Gloria de Vivaldi e o Magnificat de J.S Bach na sala principal do Teatro Colon (1997).

realiza diversos workshops e masterclass com renomados flautistas nacionais e internacionais dentre eles destacamos Michel Debost (França) Marcos Galkin (França), Felix Rengli(suíça), Ignacio Parravicini (Argentina).

Realizou masterclasses de música Brasileira e improvisação com Mauro Senise, Carlos Malta, Gabriel Grossi nos festivais de Curitiba, 2003/2008. 

 

Em 2005 de radica em Florianópolis( SC/Brasil).  onde participa da Orquetra sinfônica do estado OSSCA,  a Camerata Florianópolis e o Duo cor dos ventos ( junto ao violonista Marcos P. Dalmacio).

 

Na área popular  conforma o Trio Ponteio (nativista); Quarteto Rio vermelho (MPB autoral/Jazz); Cássio Moura quinteto (Jazz); Dupla Neta junto ao cellista Fred Malverde; integrou o octeto de Alegre Corrêa; Leo Garcia quarteto (MPB/jazz)  Piazzolla project junto a Bebê Kramer entre os mais importantes.

 

Atualmente se apresenta como solista em concertos junto á orquestra "Cordas da ilha".  como cantor e flautista no projeto Tango em florianópolis, em projetos de música de câmera e sinfônica, no grupo Flamenco da ilha que lidera o violonista Felipe Coelho, no Trio Timbaleros(latino).

 

 

 

 

flauta1.png

Experiências:

 

2001- Trabalhou na orquestra típica de tango “Silencio” (Basel) regida pelo pianista e arranjador Roger Helou e junto ao violonista Lucas Kohan nas cidades de Gotemburg, Amsterdam,Rotterdam, Malmo, Salzburg,Zurich, Davos, Bern, Barcelona, Mallorca com o duo "El estuche".

2002 e 2003 - Se estabelece no Brasil, nas cidades de: Paraty, Ouro Preto e Salvador(Bahia); participando de vários cursos e oficinas de música brasileira e improvisação dentre eles os festivas de Curitiba com o mestre Michel Debost. E em pratica de chorinho com a flautista Zelia Brandao (Curitiba)

Duo com o violonista Mario Ulloa (Costa Rica) em Salvador, Bahia.

 

2004 - Finaliza seus estudos em Buenos Aires com o professor Pablo Levin obtendo  a graduação de Professor superior de Musica

substitui neste ano ao flautista Oscar Pilusso na estreia mundial da obra Tanka (GuidiDrei) para flauta e soprano no salão dourado do teatro Colón.

Oficina de 2 semanas com o bandonista e compositor Dino Saluzzi.

 

2005 - Se estabelece em Florianópolis, desenvolvendo intensa atividade musical como professor e instrumentista em diversos estilos e agrupações sendo as mais destacadas:

  • Orquestra Sinfônica de Santa Catarina (OSSCA), Camerata Florianópolis, em ambas desempenhando como primeiro flautista.
  • Trio Ponteio (nativista-tango-folklore)composições próprias ,Rio Vermelho (MPB)composições próprias , Dupla Neta (M.P.B) e participando de varias turnês contratadas pelo SESC no interior de Santa Catarina, e no Cascavel Jazz festival com o quarteto Rio Vermelho em dezembro de 2010.

 

2007 - conforma em duo com o violoncelista Frederico Malverde uma original proposta de flauta e violoncelo, Dupla Neta onde se desenvolvem arranjos originais feitos pelo duo de musicas eruditas e populares com o qual gravam um CD.

 

2008 - Turnê de 20 concertos com o Trio Ponteio pelo Estado de Santa Catarina contratados pelo SESC.

Oficina com o Pianista e compositor Andre Mehmari. E com Gabriel Grossi de improvisação no festival de Curitiba

 

2009 -  Lançamento dos CDs:

Bicicleta com o trio Ponteio Dois Mundos com Rio Vermelho ambos compostos integralmente por composições dos respetivos grupos e Turnê do Sesc com Rio vermelho.

 

2010 - Participação no Cascavel Jazz Festival com o quarteto Rio Vermelho e no CD Ate amanhã junto ao Pianista Luiz G. Zago e apresentação em Camboriú junto a Macos Dalmacio (viola) e Marcus Llerena.

 

2011-2012 - Se translada a Minas Gerais para realizar a preparação e treino de corais e estudar o valor curativo do canto com a Mestra húngara Suzanna Nagy.

 

2013-2014 – Retorna para Florianópolis e estabelece o foco na carreira de flautista e em duo com o violonista e professor Marcos P. Dalmacio, juntos apresentam concertos temáticos e didáticos dos períodos renascentista, barroco, clássico, romântico e do século XX, com repertórios originais para a formação de flauta e violão respeitando ao Maximo as combinações instrumentais de cada período, e no projeto Cordas da Ilha, onde em novembro de 2013 fez o solo do concerto em Re menor de C.P.E Bach. E participa da opera Carmen junto a Camerata Florianopolis no CIC.

Participa durante estes dois anos do Tributo a Paco de Lucia (flamenco) do Lançamento do CD Escolhas junto ao violonista Leandro Fortes e de varias apresentações com o Trio Porteiro, que combina improvisos de jazz com ritmos brasileiros e argentinos. Apresentações com a camerata Florianópolis com a Opera as Bodas de Fígaro no Teatro de Chapecó.

 

2015 - 2017 - Realizo o solo do concerto La Notte de Vivaldi, acompanhando da Câmerata Florianólis, na Catedral Metropolitana de Florianópolis.

Gravações de Cds como solista dos projetos autorais dos compositures - Cassio Moura, Christiann Brenner, Leandro Fortes sexteto. Turnês com Christian Brenner quinteto e com Cássio Moura em Joinville, Itajaí e Florianópolis.

Já em 2016 integrou o Alegre Corrêa grupo, realizando concertos na sala do Itaú cultural em São Paulo e no Sesc São José dos Campos e em Porto Alegre (Porto Alegre Jazz festival 2017)

No final de 2016 lançou o CD Panorâmico de flauta solo, realizado na igreja da Lagoa da Concieção em Florianópolis.

 

2018 Lançamento  Cd do Duo Cor dos Ventos ( Hidden Masterpieces) junto ao violista Marcos Pablo Dalmacio e com convidados iternacionais. 

Lançameto do Cd Leo Garcia Quarteto, onde participa como solista e arranjador junto aos outros integrantes.

 

Atualmente vem desenvolvendo ampla atividade como flautista e cantor destacando a pesquisa em canto renascentista e flautas barrocas(transversa e doces) românticas.

 

Os dois títulos conseguidos no conservatório Carlos L. Buchardo são Professor Nacional de musica (1997) e Professor Superior com especialidade em Flauta transversal (2004).

Discos

separador.png
CD_-_Capa_-_Frente.jpg
CD Panorâmico
Flauta Solo
2016
CD_-_Conta-Capa_com_espa_o_para_c_digo_de_barras__1_.jpg
CD_-_Impressao_no_CD.jpg
foto_christian.jpg
Participação no grupo do Pianista Francês Christian Brenner - 2016
cassio.jpg
Cássio Moura Quinteto
2016
cd-quarteto-rio-vermelho-dois-mundos-frete-gratis-14233-MLB3949414852_032013-O.jpg
Quarteto Rio Vermelho
Dois Mundos
2009

 

tri_ponteio.jpg
Trio Ponteio - Bicicleta
2010
cd_zago.jpg
Participação no CD do Painista Luis Zago 
2009
agenda.png

Agenda